NATUREZA EM PLENITUDE

Morada serrana

NATUREZA EM PLENITUDE

Construção ocupa posição privilegiada no terreno e dialoga com a paisagem

Rodrigo Simão Arquitetura
Petrópolis, RJ

A casa principal localiza-se em um platô existente no ponto mais alto do terreno, sobre um leve promontório, de modo a privilegiar a visão panorâmica para a mata e as montanhas. O posicionamento favorece, ainda, a insolação.

Os ambientes distribuem-se em um único nível. A varanda frontal abrange toda a largura da sala de estar e é coberta por amplo beiral de telhado de 3 m, estimulando a permanência ao ar livre.  

A construção empregou estrutura metálica, concreto aparente e madeira. 



O concreto aparente, feito com forma de madeira ripada, compõe a parede da sala estabelecendo um local mais intimista de TV, leitura e música.

A cozinha é o espaço protagonista da morada.

Sobre um extenso balcão de granito preto polido, apoiado em mureta de concreto aparente, pia e fogão foram projetados voltados à varanda e à paisagem.

Para enfatizar a continuidade entre os ambientes internos e externos, as esquadrias de correr de alumínio abrem-se e integram salas e varanda.

Respeitando árvores existentes e a topografia, a casa divide-se em três volumes, a extensa sala de convívio e dois volumes contendo as suítes, que foram levemente rotacionadas para favorecer a vista e a melhor implantação no terreno, resultando em uma arquitetura integrada com a paisagem.

Na parte mais baixa do terreno, encontra-se o atelier de artes plásticas.

A estrutura caracteriza-se pela esbeltez e pelos tons e materiais utilizados que se conectam à natureza. 

A presença significativa de madeira em pisos, tetos e testeiras, associados à estrutura metálica aparente pintada em tom de ferro natural, bem como paredes externas na cor verde musgo e esquadrias de alumínio na cor preto também contribuem para essa integração com a paisagem.

A pérgola recebeu trepadeiras floríferas, como sapatinho-de-judia, e, também, suculentas, adicionando cor e movimento à entrada do atelier. 



O amplo salão é iluminado por claraboias.

O local contém, ainda, uma suíte e uma cozinha e pode funcionar como uma casa separada e receber hóspedes com privacidade.

Projetos arquitetônico, interiores, iluminação e paisagismo: Rodrigo Simão Arquitetura (www.rodrigosimao.com.br)
Engenharia estrutural, de concreto, fundação e instalações hidráulicas e elétricas: José Luis Peixoto Engenharia
Área construída: 495,27 m²
Área de terreno: 14.366,93 m²
Localização: Petrópolis, RJ
Fotógrafo: André Nazareth (@andrenazarethftoto)
Texto Janaína Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima