CASA DE MONTANHA

MORADA PANORÂMICA

ALESSANDRA RIERA E ANA VEIRANO
SÃO FRANCISCO XAVIER, SP

A construção transmite atmosfera campestre com o uso de telhas coloniais, tijolo, madeira de demolição, vidro, estrutura aparente e de fácil manutenção.

A implantação no terreno deu-se de maneira que uma parte da casa ficasse no platô existente e a outra, projetada no declive do terreno.

Na varanda, a estrutura da cobertura é aparente, assim como nos beirais. Na sala, a forração é de madeira muiracatiara, por sua durabilidade e resistência aos ataques de insetos ou cupins.

Conectada à cozinha e lareira, a sala de estar tem pé-direito de 4 m na cumeeira e possui aberturas voltadas para os dois lados do terreno a fim de trazer a natureza para dentro de casa. As bancadas da cozinha são de concreto e executadas in loco pelo construtor.

Os cômodos são interligados pela varanda externa e um corredor interno para onde os dormitórios estão voltados. São três suítes, lavabo, escritório, despensa, cozinha integrada, sala e varanda. 

Deque de madeira e piscina estão suspensos no terreno e dispostos voltados à paisagem serrana. Pedras camuflam a estrutura metálica que foi erguida dar sustentação ao lazer.

Projeto arquitetônico, interiores e luminotécnico: Arquiteta Alessandra Riera (@ar.kitekt) e Designer de interiores Ana Veirano (@anaveiranostudio)
Decoração: Kika Petersen da Estúdio PK (https://kikapetersen.com.br/)
Construção: Anderson Sales de Carvalho
Esquadrias e marcenaria: Sergio Gilole
Área do terreno: 1.900 m²

Área construída: 255 m²
Fundação: sapatas de concreto e estaca broca
Telhado: estrutura metálica e de madeira
Telhas: coloniais
Localização: São Francisco Xavier, SP
Fotógrafo: Evelyn Muller
Texto: Janaina Silva

Rolar para cima