BARRACUDA BEACH HOTEL & VILLAS

GLAMOUR TROPICAL

ENTRE O MAR E A MATA ATLÂNTICA, HOTEL É UM SANTUÁRIO IDÍLICO EM ITACARÉ, SUL DA BAHIA, QUE REVELA TOTAL SINTONIA ENTRE ARQUITETURA E O ESTILO DE RECEBER.

EDUARDO LEITE
ITACARÉ, BA

Com 17 suítes, restaurante, piscina e spa, o local é um convite para relaxar e desfrutar de momentos extraordinários. O foco da arquitetura privilegiou a integração entre os ambientes, proporcionando despojamento e experiências únicas. Outra preocupação foi que os elementos refletissem aspectos de contemporaneidade e, também, o conjunto histórico e cultural da região. A construção utilizou técnicas conhecidas da população local, inserindo a comunidade ao local.

À noite, o projeto luminotécnico explora as texturas usadas, evidenciando materiais naturais organizados em tramas, trançados, treliças e pergolados com transparências que permitem a entrada da luminosidade, das brisas e da paisagem. O resultado é um efeito incrível e que evidencia a arquitetura artesanal atemporal local, sem abrir mão do conforto e da estética.

O projeto paisagístico empregou espécies locais, valendo-se, primordialmente, do mosaico florístico regional, de forma a manter as características originais, reduzindo impactos e enaltecendo a paisagem e o contato com a natureza. Das amplas varandas é possível admirar a piscina com borda infinita que se funde ao mar de águas azuis.

Na busca do equilíbrio entre interior e exterior, os ambientes de uso cotidiano – de estar, comer, descansar, dormir, contemplar…- foram emoldurados para colocar a natureza em primeiro plano, com a criação de jardins, espelhos d’água, muros de pedra e treliças de madeira.

O complexo reúne o hotel e Villas residenciais com suítes projetadas em blocos separados, com acessos independentes e com as mesmas características de espaço, conforto e privacidade. As Villas são espaçosas com amplas aberturas em todos os ambientes, voltados sempre para o mar e para os terraços, deques e piscinas privativas, além da incrível vegetação ao seu redor que fazem com que todos os ambientes sejam naturalmente iluminados e integrados à natureza.

Entrevista Barracuda

Projeto arquitetônico: Eduardo Leite Ribeiro Neto (eduardo@udprojetos.com.br)

Interiores: Janice Miguel
Marcenaria: Pedro T.P de Sá, Serra Grande, BA
Projeto paisagístico: Sidney Linhares/CAP-Paisagismo (@cappaisagismo)
Construção: LOCK Engenharia (@lockengenharia)
Projeto Luminotécnico: Ayrton Pimenta (https://www.facebook.com/lightworksiluminacao/)

Fotógrafo: Tarso Figueira
Jornalista: Janaina Silva

Rolar para cima