EM MEIO ÀS ÁRVORES

Casa térrea

EM MEIO ÀS ÁRVORES

Implantada a partir da fachada frontal para os fundos, a construção térrea e longilínea acompanha paralelamente o comprimento do terreno

Ricardo Siqueira
Belém, PA

As fachadas principais — lateral direita e posterior — foram determinadas por uma repetição de maciços pretos e vazios, em meio à exuberância da natureza. As pedras avermelhadas conferem textura, diferenciação e contraponto ao preto dominante nas demais fachadas.

Morada às margens do Rio Benfica, há 50 minutos de Belém, PA, beneficia-se da vegetação nativa e frondosa – com árvores com até 20 m de altura. A piscina possui raia semi-olímpica, garantindo boas braçadas.

Amplas áreas de convivência. A área da piscina foi ambientada com mobiliário @tokstok

As salas de estar e jantar são integradas ao exterior e as amplas varandas possuem pé-direito alto. Na seleção dos materiais, a premissa foi a fácil manutenção e resistência à umidade. Assim, o piso recebeu porcelanato de cimento queimado; nos banheiros, pedras naturais e nas bancadas, granito preto.

O vidro que separa o estar da varanda foi uma estratégia para ter as salas climatizadas, principalmente, à tarde. No decor, tapete @adessocasa e móveis @bcartefacto e @brentwood_oficial. Na sala de jantar, o pendente feito de cipó é da @designdaluz

Área gourmet ao fundo é equipada com churrasqueira, adega climatizada e comunicação direta com a cozinha por um passa-pratos. O uso de carapinha — textura de nata de cimento — pintada de branco define uma ambientação intimista com uma iluminação adequada e pé-direito alto.

A volumetria da morada e as varandas com 4m de pé-direito permitem admirar a paisagem primitiva de todos os pontos. A mesa de centro da varanda foi desenhada pelo próprio arquiteto e executada com restos de toras de madeira.  As cadeiras de balanço são da @loja_jardimsecreto

A mesa de madeira freijó acomoda até doze pessoas.

As três suítes da área íntima foram decoradas para enfatizar o conforto e proporcionar o descanso aos fins de semana.

A Iluminação foi projetada para valorizar texturas, destacar objetos e, muitas vezes, para dar profundidade ao terreno à noite, mantendo a conexão exterior – interior da morada.

Projeto arquitetônico e de interiores: Ricardo Siqueira (@ricardosiqueiraarquiteto)
Projeto luminotécnico: Rezendes Iluminação (@rezendesiluminacao)
Mobiliário: Artefacto Beach & Country (@bcartefacto), Brentwood (@brentwood_oficial), Jardim Secreto (@loja_jardimsecreto) e Tok&Stok (@tokstok)
Pendente: Design da Luz (@designdaluz)
Planejados: Dell Anno (@dellannooficial)
Revestimentos: Marmobraz (@marmobraz)
Tapete: Adesso Casa (@adessocasa)
Localização: Belém, PA
Fotógrafo: Marcus Mendonça (@marcusmendonca1963)/Divulgação
Texto Janaína Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima